Casa Anexo JEC / Aixopluc

Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, BancadaCasa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, EscadaCasa Anexo JEC  /  Aixopluc - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Aixopluc
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  354
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Huguet, Morso, Persiana Barcelona
Mais informaçõesMenos informações
Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Exterior, Fachada, Porta
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um terreno próximo ao centro de Reus, uma casa com dois pavimentos foi adquirida pelos pais dos JECs, em 1975. Após anos de ampliações e transformações, eles se mudaram permanentemente para o local, em 1982. O pai do cliente, aproveitando suas habilidades como relojoeiro, pacientemente reformou, soldou, aparafusou e cultivou todos os quartos, cabanas, barracos, varandas, figueiras, palmeiras, plantas e brises.

Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Exterior, Concreto
© José Hevia

Ele aproveitou as sobras, peças de metal e mecanismos de relógios, e pacientemente construiu uma casa ao ar livre, uma segunda casa aberta em torno da construção existente. A família viveu durante anos entre obras perenes. Em 2015 com seu falecimento, o local foi abandonado. Um ano após sua morte, o filho, sua esposa e filha decidiram retornar para a casa. A única exigência da família era morar no pavimento térreo, e então questionaram se seria melhor reformar ou demolir e construir uma nova casa.

Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Bancada
© José Hevia
Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Imagem 11 de 15
Planta 01
Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© José Hevia
Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Madeira
© José Hevia

O que torna este lugar habitável? O valor do local não estava na casa principal existente, embora sua estrutura estivesse em bom estado, o que tornava o local extraordinário, eram os anexos auto construídos no jardim. Como poderíamos destruir essas formas de vida e de afeto?

Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Madeira
© José Hevia

Portanto, nem mantivemos o existente, nem o demolimos totalmente. Ao invés disso, construímos mais cômodos na pior área do terreno, onde a ampliação reflete os alpendres existentes, leves como eles, feitos de painéis CLT, esbeltos tubos de aço e cortiça. Rasgamos o interior do anexo, apagando qualquer memória e vestígio de um programa ou uso definido: a cozinha, as instalações sanitárias e os quartos. O que resta é um interior com boa inércia térmica e uma lareira norueguesa. Ao seu redor, externamente, o sentimento de lar é resgatado. A família se mudou para esta profusão de pequenas estruturas, anexos interdependentes, conforme as mudanças das estações e das décadas.

Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Escada
© José Hevia
Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Imagem 14 de 15
Corte transversal 02
Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Interiores
© José Hevia

Uma última coincidência fez do construtor deste novo capítulo também parte da família JEC. Com os pedreiros, aprendemos mutuamente como desenvolver soluções improvisadas, muito diferentes do que projetamos em nosso rigoroso modelo digital BIM.

Casa Anexo JEC  /  Aixopluc - Fotografia de Interiores, Concreto
© José Hevia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Anexo JEC / Aixopluc" [Casa mas JEC / Aixopluc] 10 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954671/casa-anexo-jec-aixopluc> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.